9 de junho de 2015

A falsa espiritualidade por trás da Arca da Aliança

Por Danilo Moraes

Lastimável presenciar a insistência de algumas igrejas em manter e "restaurar" o "objeto" da arca, com o discurso de que a presença de tal "objeto" traz alguma forma de benção da parte de Deus. O autor aos hebreus (10.1) nos imforma que aquilo que era relacionado a Lei e ao templo, juntamente com o sistema sacrificial, era SOMBRA daquilo que haveria de vir, e aquilo que haveria de vir já veio: Jesus!

A ênfase atual sobre a redescoberta da Arca da Aliança é equivocada, teologicamente irrelevante, e profeticamente insignificante, escatologicamente inválida.

A Arca da Aliança representava, o Pacto Mosaico. A Arca continha as duas Tábuas da Lei (1 Reis 8:9), e sem dúvida nenhuma, das tábuas foram o próprio símbolo da aliança Mosaica. Estamos debaixo da Nova
Aliança e não da Antiga Aliança mosaica.

E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; NEM DELA SE LEMBRARÃO, NEM A VISITARÃO; NEM SE FARÁ OUTRA.
Jeremias 3:15-16


A Arca da Aliança, que foi perdida após Babilônia ter destruído Judá, não seria procurada e nem uma outra arca não seria feita. Se a Arca foi destruída em 586 a.C, e Deus disse que não iria ser construída novamente, não é sábia a atitude dos "Os Caçadores da Arca Perdida", de não só encontrar a Arca, como também, coloca-la no Centro da de uma Igreja?

Definitivamente não precisamos de nenhum objeto restaurado do templo de Jerusalém, e muito menus de nenhum "patuá" religioso (mesusah, rosa, candelabro, martelinho, lenço, etc...). Somos participantes das benção de Cristo "Cristo é tudo, e em todos" (Colossenses 3.11).

Todas as bençãos de Deus estão a nosso favor e não necessitamos de NADA intermediando aquilo que já é nosso:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Efésios 1:3